Casa de Cabriz

A Casa de Cabriz é uma antiga casa familiar, de uma história longa que se sente ainda viva, tanto no granito que a erige como na idade dos cedros que a rodeiam. Com uma capela que data do séc XVIII, a arquitetura da quinta quadra com as tradições beirãs do tempo, um solar com capela em torno da qual os jardins se ordenam, ainda hoje composta pelas pedras e madeiras com que foi originalmente alçada e oxigenada pelas árvores que foram então plantadas. Usando de uma cozinha da época com forno de pedra, vastos pátios murados e uma ribeira que sibila calma na cascata onde um velho moinho dorme, a quinta é ladeada por uma plantação de mirtilos que, no verão, coloram as redondezas dando alegria aos campos. Um forte investimento foi feito no sentido de reabilitar a casa, não só na sua feição externa, como na geração de condições de conforto, que hoje comportam que o seu usufruto possa ser partilhado.

Neste momento, o acesso à Casa está preparado em três conjuntos de acomodação: Quartos dos Cedros, Quartos do Rio e Casa de Pedra. Os Quartos dos Cedros e os Quartos do Rio correspondem a cada um dos dois pisos de casa, abarcando, cada zona, 2 quartos com cama de casal e 1 casa de banho, sendo a Casa de Pedra a terceira opção que, incluindo 1 quarto com cama de casal ,1 casa de banho e 1 sala de estar com lareira, é uma casinha rústica de granito, numa zona mais reservada do terreno, desvelando uma experiência mais consolada e sossegada.

Nas cercanias de Carregal do Sal, a Casa de Cabriz está pousada na Rua dos Cabrizes, à qual dá nome, um espaço de total recato, ermo das cidades mais próximas e anfitriã dum desfastio da natureza que se já vai tornando raro. Aqui o sossego campestre é vivido na sua inteireza, no convívio com as árvores centenárias que por cá se espalham, por baixo da sombra dos seus copados, acompanhada pela multímoda serenata dos pássaros que se inspiram no baixo contínuo segredado pela cascata. A casa transmite-nos essa mesma tranquilidade, uma arquitetura de outros tempos e outros ritmos, onde as pedras se debruçam sobre nós candidamente numa presença ancestral.

Os campos, aldeias e pequenos municípios envolventes nutrem a estadia de uma lista de atividades e pontos de interesse cativam, também, espíritos mais irrequietos, sendo que a quinta está próxima de várias praias fluviais, orcas, dólmens e trilhos pré-históricos e outros percursos patrimoniais. Para além disto, a Casa de Cabriz é atravessada pelo circuito cicloturístico que homenageia o legado de Aristides de Sousa Mendes e que tem como destino a Casa do Passal, sua casa-museu, em Cabanas de Viriato.